Cancer de mama
As mamas são glândulas cuja principal função é a produção de leite. Elas são formadas por lobos que são divididos em partes menores que são os lóbulos, ductos que levam o leite produzido pelas mamas através deles até os mamilos, por onde é retirado. Nas mamas também temos vasos sanguíneos (que levam o sangue), vasos linfáticos (que levam a linfa, que é um líquido claro que carrega nutriente e retiram às substâncias indesejáveis, eles se ajuntam formando os gânglios, que quando o organismo apresenta uma infecção no local é vulgarmente chamado de íngua). Os vasos linfáticos das mamas vão até as axilas, tórax e pescoço.
O QUE É CÂNCER DE MAMA?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
ESTATÍSTICAS
É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Segundo dados do INCA, a cada ano, entre todos os tumores, 22% são novos casos de mama. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticados precocemente, as taxas de cura chegam a 90%. Mas os índices de mortalidade no Brasil continuam elevados porque são diagnosticados tardiamente. Nos países desenvolvidos, a sobrevida a partir de cinco anos é de 61%, enquanto nos países em desenvolvimento essa taxa cai para 57%.
TIPOS DE CÂNCER DE MAMA
Carcinoma ductal in situ – Consiste em um câncer de mama em fase inicial, que a principio, não teria capacidade de desenvolver metástase
Carcinoma ductal invasivo – É o tipo mais comum de câncer de mama. Apresenta capacidade de desenvolver metástase
Carcinoma lobular invasivo – É o segundo tipo mais comum de câncer de mama e está relacionado ao risco de desenvolvimento de câncer de mama na outra mama e também ao câncer de ovário. Apresenta a