CANCER DE MAMA
SENAC-TIRADENTES
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 01
O QUE É CÂNCER? 02 O QUE É CÂNCER DE MAMA? 04
TIPOS DE CÂNCER 05
MAGNITUDE 07
FATORES DE RISCO 10
PREVENÇÃO 11
DETECÇÃO PRECOCE 12
EXAMES E TESTES 14
TRATAMENTO 15
COMPLICAÇÕES 19
APOIO PSCOLÓGICO 21
CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 24
INTRODUÇÃO
O tema CÂNCER DE MAMA foi escolhido pelo fato de ser um assunto relevante e de extrema importância para a prevenção e saúde, ajudando assim no esclarecimento dessa doença, pois é a quinta causa de morte por câncer em geral. É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e autoexame, mamografia e ultrassonografia).
Trata-se de um dos tumores mais temidos pelas mulheres devido a sua ocorrência crescente e seus efeitos, que afetam psicologicamente, sexualmente e fisicamente a vida de muitas mulheres.
Apesar de ter cura quando descoberto em fase inicial, no Brasil, o câncer de mama vem crescendo de forma alarmante sendo o que mais causa a morte entre as mulheres, seus sintomas muitas vezes são silenciosos, pois o câncer de mama não dói, porém é possível identificá-lo através de nódulos ou alterações na mama, apesar de toda informação veiculada, algumas mulheres acreditam em muitas crendinces populares, comprometendo dessa forma um diagnóstico precoce, dificultando e retardando o tratamento.
O QUE É CÂNCER?
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor