Cancer de mama
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 6
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
5 REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
De acordo com a revista ABC do Câncer, publicada pelo INCA, órgão do Ministério da Saúde, câncer é o nome genérico para mais de uma centena dedoenças, que se caracterizam pela reprodução desordenada das células, que tendem a invadir os tecidos e células vizinhas.
A reprodução celular é um evento natural e continuo nos tecidos que formam o organismo humano. As células normais tem um ciclo de vida característico, que deve estar de acordo com as funções que serão exercidas por elas, nem todas as células que formam o corpo humano são iguais. Por exemplo, os neurônios que não se renovam ou as células do tecido epitelial, que se reproduzem de forma rápida e continua.
Existem dois tipos de reprodução celular: mitose e meiose.
A mitose é essencialmente um processo duplicativo: produz duas células geneticamente idênticas a partir de uma única célula parental. Mesmo quando adulto, o organismo oque se renovam as células perdidas diariamente. A mitose ocorre em células de todas as partes do corpo, mantendo tecidos e órgãos em boa forma.
A meiose, por outro lado, é um processo diferente. Mistura o patrimônio genético, gerando células-filhas que são diferentes, quer entre si, e da célula parental. Apesar de praticamente todas as células poderem sofrer mitose, apenas algumas são capazes de sofrerem a meiose. Estas são as que dão origem aos óvulos nos indivíduos de sexo feminino, e as que resultam em espermatozóides, nos indivíduos de sexo masculino.
Portanto, basicamente, a mitose serve para crescimento e manutenção, enquanto a meiose serve para a reprodução sexuada.
O câncer é uma doença genética, independente de ocorrer de forma esporádica ou hereditária, pois a origem dos carcinomas está nas mutações gênicas que ocorrem no DNA. O que acontece, é