CANC R DE TESTICULOS fat
TESTICULOS
CURSO: Enfermagem
PROFESSORA: Vania de Souza
DOCENTES:
Daiane Souza
Josia Machado Lima
Laura Bezerra
Sandra Azevêdo
ENTENDENDO O CÂNCER DE
TESTICULO...
O QUE ACONTECE COM O ÓRGÃO
AFETADO?
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado.
Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
A GENÉTICA DA DOENÇA
O câncer surge a partir de um erro que ocorre na multiplicação das células. Todas as células do corpo multiplicam-se constantemente e as células "filhas" devem ser sempre iguais as células "mães".
Quando uma célula "filha" torna-se diferente da célula "mãe", é porque ocorreu uma mutação genética e então surge o câncer. Essa mutação genética pode ser causada por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente.
INCIDÊNCIAS
Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. Atinge homens entre 15 e 50 anos de idade. Sua incidência é de 3 a 5 casos para cada grupo de 100 mil indivíduos. Comparado com outros cânceres que atingem o homem, o CA de testículo apresenta baixo índice de mortalidade.
Em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance do câncer de testículo ser confundido por orquiepididimites.
FATORES DE RISCO
Traumas
na região escrotal
Testículos
atrofiados
Indivíduos
inférteis
Criptorquidia
Fator
hereditário
SINTOMAS
O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Situado com mais frequência do lado
direito e encontrado na palpação.
Apenas alguns pacientes manifestam dor aguda nos testículos provocada por hemorragia interna nesse órgão. Dor nas costas, tosse, edema podem ser sinais de metástases resultantes da progressão da doença.
DIAGNÓSTICO
É