Canalização de leitos naturais ( atuação do engenheiro )
Objetivo:
Visando diminuir os danos causados por enchentes, a acumulação de lixo, e o escoamento de esgotos, a canalização dos leitos naturais é indispensável para a população que vive ao redor de cursos d'agua. Nos últimos anos muitos cursos d'agua que cortam grandes centros, tiveram seu leito revestido por materiais resistentes, como: concreto e pedra.
Tipos de canalizações e meios para construção:
Há dois tipos de canalização, subterrânea e a céu aberto. Temporariamente o leito canalizado não inunda, porém mais para frente, em nível mais baixo a inundação será muito maior, pois como o leito foi revestido, a velocidade da água aumenta consideravelmente.
Para ser feita a canalização, primeiro é necessário um estudo sobre o assunto e sobre o local em que será realizada a obra. Se a especificação e análise técnica não forem adequadas pode-se acabar tendo uma drenagem ineficiente. Para o projeto de canalização, deve-se fazer:
1-Reconhecimento e delimitação da área afetada
2-Levantamento topográfico
3-Estudo do lençol freático
4-Estudo do solo
5-Elaboração do projeto. No primeiro, a área a ser drenada é reconhecida, e é verificada a possível origem do excesso d’agua. No segundo são descobertos quais lugares mais altos a agua passa e os mais baixos onde os tubos serão enterrados. No terceiro é estudada a região onde há o lençol freático e verificado a necessidade de se instalar uma rede de poços de observação, toda área do projeto é coberta. No quarto item, são estudados a macro porosidade do solo e sua condutividade hidráulica. No quinto item deverá ser montado um projeto com base nos dados recolhidos através dos outros quatro itens.
Atuação do engenheiro: Esse tipo de obra é realizado por um engenheiro hidráulico, que possui a responsabilidade de realizar alguns projetos como: redes de abastecimento de agua, sistemas de irrigação . obras portuárias , barragens e hidrovias , sistemas de esgotos e outros .O engenheiro