Canais de Acesso aos Clientes
Não há duvida de que toda pessoa envolvida no comércio ou na indústria “sabe” que deve atender o cliente, porque esse é o principio e o fim do processo. Entretanto, uma coisa é realmente atender o cliente, outra é pensar que está atendendo ao que ele necessita e/ou deseja.
Segundo Popcom (1998, p, 34) podemos falar que todas as empresas que não derem acesso para seus clientes tem pouco futuro. E que em todas as empresas é preciso ter um canal 0800 para atendimento grátis as informações e também ter uma canal pago para ter acesso às informações pagas. Em pesquisas feitas também pode ser dizer que os clientes não gostam de ficarem filas grandes por muito tempo, eles gostam de ter um atendimento rápido, então podemos dizer que o acesso dos clientes as informações da empresa é uma palavra chave para todas as empresas.
Todas (as empresas) que não derem acesso para o cliente têm pouco futuro. Todas as empresas que precisam de um numero 0800 para que os clientes possam ter informações gratuitas, e de outro para receber informações pagas. Nossas pesquisas indicam que a maior parte dos consumidores está disposta a pagar para saber mais sobre um produto. Estes consumidores também afirmam que não querem ficar em filas intermináveis; exigem um atendimento rápido. Consequentemente, penso que o acesso é uma questão-chave. (Popcom, 1998, p, 34)
Segundo Maria Rosa Sequeira de Velardez, a utilização de canais de acesso é bastante descuidada por varias organizações, Razões Financeiras, por exemplo, são mais usadas para se justificar o caráter amigável do atendimento ao cliente. Mas já em 1998 Faith Popcorn enfatizava que somente o contato constante e o acesso disponibilizando em todas as formas possíveis poderiam garantir a compreensão das necessidades dos clientes.
Os canais de acesso devem, prioritariamente, oferecer a possibilidade de se receber retorno de todas as pessoas de que alguma forma é impactada pelos resultados da