Canada
A história do Canadá
Acredita-se que os aborígenes tenham chegado da Ásia há 30 000 anos por uma faixa de terra entre a Sibéria e o Alasca. Alguns ficaram no Canadá, enquanto outros continuaram sua marcha em direção ao sul. Quando os exploradores europeus chegaram, o Canadá era povoado por uma série de povos aborígenes que, dependendo do meio ambiente, viviam de maneira nômade ou se assentavam e construíam um estilo de vida e se dedicavam à caça, pesca ou ao cultivo da terra.
O primeiro contato entre os nativos e europeus provavelmente ocorreu há cerca de 1000 anos, quando os Vikings da Islândia fixaram-se por pouco tempo na Ilha de Terra Nova. Mas só depois de outros 600 anos a exploração européia efetivamente se iniciou
Geografia
Ocupando a parte setentrional do continente norte-americano, o Canadá tem 9.970.610 km² de extensão territorial, o que o torna o segundo maior país do mundo depois da Rússia. De leste a oeste, o Canadá possui seis fusos horários.
O lema do Canadá "De mar a mar" é geograficamente incorreto. Além dos litorais do Atlântico e Pacífico, o Canadá tem uma terceira costa no Oceano Ártico, o que faz dele o país de maior costa do mundo.
Ao sul, o Canadá divide uma fronteira de 8.892 km com os Estados Unidos. Ao norte, as ilhas árticas ficam a 800 km do Pólo Norte. Além do Oceano Ártico, a Rússia é a vizinha do Canadá.
Devido ao severo clima do norte, somente 12% da terra são apropriados à agricultura. Assim, a maior parte da população de 27 milhões vive dentro de umas poucas centenas de quilômetros da fronteira meridional, onde o clima é mais ameno, em uma longa faixa estreita que se estende entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Se você voar, no verão, sobre Manitoba ou sobre o norte de Ontário, verá mais água do que terra. São tantos lagos - grandes e pequenos - que não poderiam ser contados. Estima-se que o Canadá tenha um sétimo da água doce do mundo. Além dos Grandes Lagos, que o Canadá compartilha