campos sales
O Período Campos Sales – 1898-1902
Biografia
Filho de proprietários rurais cafeicultores. Forma-se em direito em 1863, em São Paulo, e entra na política quatro anos depois, como deputado provincial. Em abril de 1873 é um dos organizadores da Convenção de Itu, que funda o Partido Republicano Paulista (PRP). Em 1896 assume o governo do estado, cargo a que renuncia para concorrer à Presidência da República. Eleito em 1898, sucede Prudente de Morais. Recuperou a situação financeira do Brasil, abalada pelas revoltas e pelas crises econômicas ocorridas nos governos anteriores e estabelece a política dos governadores. (Leandro)
Estrutura de poder e economia
“A pedra angular do sistema econômico-financeiro herdado pela república consistia na exploração de produtos primários – geradoras de divisas – e no controle dos instrumentos de câmbio como mecanismo básico para assegurar a continuidade da produção exportadora” (CARDOSO, in: FAUSTO, B, 2000).
O funcionamento deste sistema consistia na
“queda dos preços externos que reagia o sistema monetário nacional por uma desvalorização dos mil-réis (que, às vezes decorria da própria expectativa de queda do preço ou volume das exportações e, portanto, antecedia a crise no mercado internacional). Com isso, mesmo inexistindo reservas-ouro, a economia exportadora dependente lograva o reequilíbrio necessário: o aumento dos preços das importações contraia seu volume a médio prazo e, o que era decisivo, não se propagava o efeito do ciclo descendente dos preços internacionais para o setor produtor do país. Com efeito, havendo oferta abundante de terra e mão-de-obra [sac], o setor produtor (no caso o cafeeiro) continuava a funcionar pois os cafeicultores (em moeda local) podiam-se abrigar-se das crises graças às desvalorizações dos mil-réis” (CARDOSO, in: FAUSTO, B, 2000).
E seus reflexos negativos eram sentidos
“Por certo, os demais setores sociais – especialmente as