Campos elétricos
Relatório da Experiência:
Movimento de uma carga em Campos Elétrico e
Magnético
1. Resumo
Nosso relatório baseia-se claramente no estudo do movimento que uma carga elétrica descreve quando submetida há campos elétrico e magnético.
Sabemos que uma partícula eletricamente carregada realiza movimentos diferentes quando submetida a tais campos. Fazendo uso de uma ferramenta virtual, conseguimos simular o comportamento do movimento dessa partícula em um meio onde só exista um campo elétrico atuante, outro, onde ambos, campos elétrico e magnético coexistam, e por fim, de um terceiro, onde há apenas a atuação de um campo magnético. Para explicar o movimento dessa partícula em um campo puramente elétrico, usamos ilustrações e comprovamos seu movimento através da aplicação de algumas equações que em sua essência são compostas pela equação do movimento da cinemática e do princípio fundamental da dinâmica, ambas adaptadas para o nosso contexto.
Agora, para expressar o movimento que essa partícula descreve ao ser inserida em um meio onde um campo elétrico e um campo magnético estejam atuantes sob ela, fizemos uso de algumas equações também originadas da cinemática e da segunda lei de Newton, além da Força de Lorentz para encontrar forças e acelerações resultantes em momentos com velocidades específicas da partícula. Nessa fase, realizamos ainda duas simulações extras para demonstrar que é possível manter um movimento constante em x nessa partícula apenas variando sua velocidade, campo magnético ou elétrico, independente de seu valor de carga ou de massa.
Por último, analisamos o comportamento dessa mesma partícula quando abandonada em um campo exclusivamente magnético. Através de uma analogia da equação da força magnética e da força centrípeta, conseguimos determinar com precisão o raio de sua trajetória circular, fazendo uso ainda de mais três simulações extras onde alteramos a quantidade de carga e a