campo
• INTRODUÇÃO
A sociedade está vivenciando a era do “corpo perfeito”, em que a saúde e os cuidados com a vida cedem espaço à escravidão pela magreza, sendo esta vista como padrão de beleza. As pessoas com anorexia têm uma preocupação excessiva com o peso, a aparência e a imagem corporal, que as levam, muitas vezes a buscar, de uma maneira deliberada e errada o emagrecimento a qualquer preço e em alguns casos levando a pessoa à morte.
A baixa auto-estima bem como a distorção da imagem corporal são os principais componentes que reforçam a busca de um emagrecimento incessante, levando à prática de exercícios físicos, jejum e uso de laxantes ou diuréticos de uma forma ainda mais intensa.
O objetivo deste trabalho é esclarecer sobre a doença trazendo entendimento para que nós (futuros técnicos de enfermagem) possamos tratar de forma eficaz o paciente e a família envolvida.
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.
Saiba mais
Saiba mais sobre a anorexia
13 questões desvendam a anorexia
Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso.
Consulte também:Bulimia
Sinônimos
Anorexia nervosa
Causas
As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Vários fatores provavelmente estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.
Não existe mais a ideia de que conflitos familiares contribuem para a anorexia e outros distúrbios alimentares.
Os fatores de risco para a anorexia incluem:
Saiba mais
Pressão por magreza pode levar à anorexia infantil
Anorexia nervosa: efeito de uma sociedade cruel
Sociedade atual dispõe de mais