campo magnetico
Existe uma região do nosso planeta que nunca foi visitada por um ser humano. Ninguém jamais viu esse lugar. Mas o que acontece lá afeta cada um de nós em todos os dias das nossas vidas. Ela se encontra a mais de 3.200.000 metros abaixo dos nossos pés. O núcleo derretido da Terra. Ali um vasto oceano de ferro derretido gera um campo de força invisível. O campo magnético da Terra. Ele cerca o planeta inteiro criando um casulo magnético vital que nos protege.
Tal como a eletricidade, o magnetismo flui. Ele é gerado nas profundezas do núcleo terrestre, emergindo perto do pólo sul, circunda o planeta e flui de volta para dentro do planeta através do pólo magnético norte.
Mais ou menos, na metade do caminho para o centro da Terra alcançamos o verdadeiro coração do planeta. O núcleo da Terra. Uma imensa esfera de magma e é ali que o campo magnético da Terra é gerado.
O Escudo Magnético
O campo magnético atua como nosso escudo protetor. É como se estivéssemos em um casulo. Ele protege o tempo na Terra, nos abriga do tempo e das radiações espaciais. O tempo espacial é detestável. Os ventos que sopram através da galáxia são ventos de radiação. Alguns figuram entre os mais nocivos e se originam da explosão de estrelas longínquas ou do colapso de buracos negros.
Existe uma outra fonte muito mais próxima que é o nosso Sol. Uma fornalha termonuclear que lança gigantescas quantidades de material perigoso através de enormes explosões. É como se a massa do monte Everest viesse em nossa direção. A cada intervalo de poucas horas o Sol ejeta bilhões de toneladas de partículas eletricamente carregadas. O vento solar. Geralmente a Terra está no caminho deste ataque mas o magnetismo desvia as partículas carregadas. Isto significa que o vento solar é incapaz de penetrar o escudo magnético da Terra. E assim ele flui inofensivamente ao redor do planeta.
Os únicos sinais deste drama que se desenrola muito acima de nossas cabeças são as luzes