CAMPO ELÉTRICO
Um campo elétrico é uma região do espaço onde se manifesta a ação das cargas elétricas. Esta ação verifica-se à distância, sem contato entre as cargas.
Uma carga elétrica que se encontre num campo elétrico fica sujeita a uma força. Há cargas elétricas positivas e negativas. Se a carga for positiva, a força que sobre ela se exerce tem o sentido do campo elétrico. Se for negativa dá-se o inverso. O campo elétrico é originado em cargas positivas e termina em cargas negativas. O seu sentido pode representar-se por imaginárias linhas de força.
Willian Gilbert, Otto von Guericke, Charles du Fay, Benjamin Franklin e Charles Augustin Coulomb foram os mentores do conceito de campo elétrico, cada um dando sua contribuição ao longo da história.
O conceito de campo elétrico se apresenta útil na explicação da interação de corpos a distância. Sem o auxílio do conceito de campo, essa interação ocorreria como se “telepaticamente” um corpo tomasse conhecimento da presença, da posição e das propriedades do outro.
É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente. Ou seja sem o campo elétrico não podíamos andar no planeta nem ele se manter na órbita solar. Seriamos arrastados pelo espaço e sem ele também não tínhamos peso e sem a força gravitacional seriamos arrastados pelos ares.
TEXTO
A descoberta do campo elétrico foi muito importante para a humanidade, pois antes dele os humanos eram “ignorantes” em relação a esse conhecimento. Porém, com a descoberta do campo elétrico e com o aprofundamento em seu estudo, muitas coisas poderam ser explicadas, como por exemplo: a relação entre dois