Campo eletrico
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA
CAMPO ELÉTRICO
DISCIPLINA :CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
Nome:IGOR SOARES SOUSA
RGM:11112400895
PROF. FRED GUSMAO
SUMÁRIO
OBJETIVO PG 3
MATERIAL UTILIZADO PG 3
INTRODUCÃO PG 4
EXPERIÊNCIA PG 5 , 6
CONCLUSAO PG 7
ANEXO A PG 8
OBJETIVO
O objetivo deste laboratório do dia 21/03/2012 seria comprova que mesmo não vendo as ondas do campo elétrico era possível achar seus valores e suas linhas , foi muito interessante e esclarecedor .
MATERIAIS UTILIZADOS :
-FONTE DE ALIMENTAÇAO 4,5 V
-MULLTIMETRO
-SOLUÇÃO DE SULTAFO DE COBRE
-2 ELETRODOS CILINDRICOS
INTRODUÇÃO
CAMPO ELÉTRICO
Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
A fórmula usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q): [pic]
Campo elétrico devido a uma carga elétrica
O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas.. Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região entre as duas cargas isenta de campo elétrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação. Já quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.
Na equação: F = K.Q.q/d² , K é a constante eletrostática do meio e não a constante dielétrica.
EXPERIÊNCIA
No laboratório sobre uma superficie plana e colocado