Campo Eletrico
Os efeitos do campo elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova. Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eri-çados. É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da intera-ção do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.
Campo elétrico é um vetor assim vamos estudar a direção sentido e intensidade do campo. Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação. O sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica. 1 LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
As linhas de campo elétrico são também chamadas de linhas de força uma vez que As li-nhas de campo elétrico são também chamadas de linhas de força, uma vez que elas mostram a orientação da força exercida sobre uma carga de prova positiva. Exclusivamente principiam em cargas positivas e terminam em cargas negativas.
O numero de linhas de força que saem de uma carga positiva ou entram numa carga negativa é proporcional ao valor da carga.
As linhas que entram e saem de uma carga elétrica esferossimétricas. A densidade de linhas (numero por unidade de área perpendicular as linhas) é proporcional a grandeza do campo proporcional a grandeza do campo.
Duas linhas de força nunca podem se interceptar.
2 CONCEITO DE CAMPO
Um campo é qualquer quantidade física que possuem valores diferentes em pontos dife-rentes no espaço. Temperatura, por exemplo, é um campo. A temperatura poderia também variar com o tempo, e nós poderíamos dizer que a temperatura é um campo dependente do tempo. Outro