campo eletrico
Como sabemos, o campo elétrico no interior de um condutor em equilíbrio eletrostático é nulo.
Uma aplicação pratica dessa propriedade é a Blindagem Eletrostática, que é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas Colocando-se uma lata sobre uma superfície isolante - neste caso usamos mesa e tiras de papel de seda ao redor da lata e no interior desta última, verifica-se, através da eletrização por contato - neste caso, através do pente eletrizado por atrito (com papel) que o campo elétrico é ausente no interior da lata, pois as tiras de papel de seda externas à lata repelem-se e, no entanto, as internas não sofrem nenhuma força externa à ela.
Esquematizando, têm-se:
Atrita-se o papel com o pente, eletrizando-o.
Encostando o canudo na lata por várias vezes, a lata e o papel de seda adquirem carga que, evidentemente, é a mesma para ambos.
Em função de o papel de seda e a lata terem a mesma carga e, como a carga se distribui na superfície do condutor (lata), o papel de seda da parte externa repeler-se á. Já que no interior do condutor a carga é nula, o papel de seda do interior da lata não sofrerá nenhuma força elétrica sobre ele.
Material:
- Lata de leite
- Papel seda
- Pente
Conclusão :
2 . Experimento
Material :
- Peneira de aço
-Pente
-Papel seda picado
Conclusão:
O primeiro passo é mostrar quando não existe a blindagem eletrostática. Isso será feito com a peneira de plástico.Coloque os papéis picados sobre a mesa e, por cima das folhas, a peneira de plástico virada de cabeça para baixo. Em seguida, eletrize o pente esfregando o papel seda nele. Depois de realizar o atrito, aproxime o cano da peneira e observe que os papéis que estão sob a mesma serão atraídos e se encostarão na parte superior, perto do pente.
Depois de mostrar para o grupo que o plástico não impede a condução eletrostática, repitimos o