CAMPO ELETRICO
Este trabalho apresenta os principais fatores sobre Eletrização, no estudo realizado em laboratório de física da faculdade Facear, foram elaborados experimentos, tendo como principal objetivo, avaliar as diferentes formas de eletrização, com materiais de diferentes composições, sendo possível assim, determinar qual a reação e existências das cargas, através da força eletrostática. Os experimentos foram realizados com os seguintes materiais: papel toalha; papel alumínio; canudo plástico; bastão de vidro; bastão de PVC; bastão de acrílico; bastão poliacetal; realizaram-se por várias vezes os experimentos, através da eletrização por atrito e por contato, para verificar possíveis alterações e suas reações. Palavras chave: Carga, Eletrização, Contato.
1. INTRODUÇÃO
O relatório a seguir apresenta um experimento sobre eletrização de materiais utilizando atrito e posteriormente criado no material atritado, o experimento foi realizado também com materiais de diferentes composições, utilizando-se da eletrização por contato e indução, podendo assim obter uma melhor interpretação sobre o conceito de eletromagnetismo. Conforme Nussenzveig (1997) “Até o fim do século 18, eletricidade e magnetismo eram pouco mais que curiosidades de laboratório, sem qualquer interconexão conhecida. Em ambos os casos, conheciam-se apenas fenômenos estáticos. A pilha voltaica acabará de ser inventada e conheciam-se alguns efeitos produzidos por correntes elétricas. Foi só no inicio do século 19 que se descobriram os efeitos magnéticos das correntes”.
Com base na eletrização foram notados dois comportamentos, um de repulsão por parte dos materiais e outro de atração também dependendo dos materiais utilizados, pois, dependendo dos materiais a carga gerada é positiva e sendo outros materiais a carga gerada é outra.
O experimento visou a observação dos efeitos das cargas, pois as aplicações são imensas, desde simples motores, chegando a eletroímãs que transportam grandes