campo eletrico
A região que circunda um corpo carregado está numa condição de tensão devido á carga eletrostática. Uma segunda carga trazida para essa região sofre a ação de uma força, segundo a lei de Coulomb. Nesse espaço há um campo elétrico. Este existe em qualquer região do espaço em que uma força elétrica atue sobre uma carga trazida para essa região.
A intensidade de um campo elétrico é proporcional ao numero de linhas de força por unidade de área normal ao campo. Assim: , onde E é a intensidade do campo elétrico, f é a força, em Newtons, e q é a carga em coulombs.
II. OBJETIVO
Verificar a diferença entre campos elétricos criados por separação de cargas e polarização, observando o comportamento no condutor e no dielétrico. Estudar e observar a formação e as características das linhas de força criadas por configurações de cargas conhecidas.
.
III. MATERIAL UTILIZADO
Eletroscópio;
Placa Isolante;
Bastão isolante
Anteparo de retroprojetor
Mini cuba
Bastão misturador
Papel
Cabo elétrico
Retroprojetor
Fonte de corrente contínua
Disco metálico para bastão
Óleo e farinha
Eletrodos
Bastão isolante com a ponta metálica
IV. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
1ª parte:
1- Carregue o bastão, isto é, atrite o bastão com papel.
2- Carregue um dos eletroscópios, isto é, aproxime o meio do bastão carregado, da placa de um dos eletroscópios. Coloque o dedo sobre o eletroscópio e então, retire o dedo e depois afaste o bastão, nesta ordem.
3- Descarregue o bastão de acrílico, isto é, envolva-o com a mão deslizando-a ao longo de toda a extensão do bastão.
4- Conecte a placa circular do outro eletroscópio à ponta do bastão de acrílico e aproxime e afaste repetidamente esta placa, da placa do eletroscópio carregado, tomando cuidado para não tocá-las. Observe o que ocorreu.
5- Repita o procedimento do item 3, usando a placa de acrílico. Observe o que ocorreu.
6- Guarde o material
2ª parte:
Verificar a formação das linhas de campo elétrico para os