Campo eletrico
Este trabalho mostra a comprovação da existência de linhas equipotenciais, através do experimento feito, que mostra as diferenças de potenciais em alguns pontos distintos.
2. OBJETIVOS Determinar o vetor campo elétrico (módulo, direção e sentido), bem como identificar linhas equipotenciais. 3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA: * Campo elétrico. * Superfícies equipotenciais. * Campo elétrico uniforme (C.E. U). * Relação entre E e “V” em um C.E.U. * Conceito de potencial. * Conceito de trabalho.
3.1 Campo Elétrico
Um campo elétrico (AO 1945: campo eléctrico) é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.
A fórmula do campo elétrico é dada pela relação entre a força elétrica F e a carga de prova q:
Unidade no SI,
3.2 Superfícies Equipotenciais Quando uma carga puntiforme está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico. Portanto, aparece ai uma superfície equipotencial esférica (Figura 1). Podemos também encontrar superfícies equipotenciais no campo elétrico uniforme, onde as linhas de força são paralelas e eqüidistantes. Nesse caso, as superfícies equipotenciais localizam-se perpendicularmente às linhas de força (mesma distância do referencial). O potencial elétrico e distância são inversamente proporcionais, portanto o gráfico cartesiano Vxd é uma assimptota.
Figura 1: Superfície equipotencial esférica
Portanto superfícies equipotenciais (S) são aquelas, onde o potencial elétrico é o mesmo em qualquer ponto de S. Isto significa que a diferença de potencial em dois pontos pertencentes à superfície, é igual a zero e, portanto, o trabalho para deslocar uma partícula carregada sobre S é nula. 3.3