Campo de atuação serviço social
O assistente social pode trabalhar na participação, na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, na formulação e implementação de programas sociais, na democratização das informações e no acesso aos programas disponíveis na instituição onde trabalha, auxiliando na solução de conflitos e questões sociais com um grupo específico de pessoas. Ainda pode trabalhar com grupos diversos como, por exemplo, crianças, idosos, dependentes químicos, etc.
O Assistente Social trabalha em hospitais, postos de saúdes, ONGs, empresas públicas e privadas, presídios, asilos, orfanatos e órgãos públicos.
O Estado ainda é o maior empregador, embora grandes empresas estejam investindo na profissão. No entanto, mesmo o Serviço Social estando presente nestas empresas, ainda é em número mínimo.
Trabalhar em equipe, desenvolver trabalhos de grupo, criatividade, flexibilidade, visão sistêmica. A profissão é mais composta por mulheres por que tem sua origem vinculada à questão do cuidado, o que também é uma característica feminina. No entanto, com a reconceitualização, a profissão revelou a questão sócio-política passando a ter um discurso mais atrativo ao universo masculino, que é uma característica também cultural.
Lista de atuação do assistente social e seus campos:
O assistente social é responsável por atuar diretamente com a família dos pacientes. É um trabalho de acolhimento que faz toda diferença para quem está passando por um momento difícil.
A assistência social atua em todas as áreas do Hospital: Pronto Atendimento, Centro de Terapia Intensiva, Assistência.
Além de prestar todo o apoio, a assistente social também trabalha conscientizando os pacientes e familiares sobre as rotinas e normas do Hospital.
Saúde
Atendimentos individuais,visita domiciliar,educação e prevenção de saúde,encaminhamentos para:aposentadoria,Beneficio de progressão continuada(BCP),Passe livre,Documentação,Protocolo de Medicamentos