Campanha
O Município de Maracanaú integra a Região Metropolitana de Fortaleza - RMF, na porção Nordeste do Estado do Ceará, participando da organização, do planejamento e da execução de funções políticas de interesses comuns, juntamente com os municípios de Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacatuba, Pacajus e São Gonçalo do Amarante.
Maracanaú está situado a 3o52'37" de latitude S e 38o37'55" de longitude W, perfazendo uma área de 110km2. Limita-se ao Norte com Fortaleza e Caucaia, ao sul com Pacatuba e Maranguape, ao leste com Pacatuba e a oeste com Maranguape.
Político-administrativamente, Maracanaú é um dos municípios mais novos do Estado do Ceará, emancipado em 04 de Julho de 1983, pela lei estadual n.o 10.811, publicada no Diário Oficial em 05 de Julho de 1983. No entanto, a formação e a construção do seu espaço geográfico é fruto de um processo histórico, cujos registros datam do século XVII. Temos como sujeitos formadores responsáveis, diferentes agentes sociais: o índio, o estrangeiro, o migrante, o estado e o cidadão.
O município possui dois distritos censitários, Sede e Pajuçara. Encontra-se também inserido em seu território, o Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará – Ceasa, o maior entreposto de hortifrutigranjeiros do Estado.
Para fins de planejamento e administração das políticas públicas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (Lei no 557, de 26 de maio de 1997) dividiu o município em seis Áreas de Desenvolvimento Local - ADL's, agregando os bairros e localidades vizinhas, com características similares e em continuidade espacial.
As ADL's compõem-se das seguintes comunidades:
ADL 01 - Jenipapeiro, Distrito Industrial 2000, Novo Maracanaú, Coqueiral, Piratininga, Centro, Alto da Mangueira, Conjunto Vida Nova, Boa Vista, Bela Vista, Loteamento Parque São José, Picada,Escola de Menores,Horto,Furna da