Caminhão betoneira
ENGENHARIA MECÂNICA
Série 3ª
Atividade Interativa atps calculo 2
Prof. simião
Ra: 2507411269 ANDRE FERREIRA
Ra: 1129332253 EDSON SILVA DO NASCIMENTO
Ra: 1126349433 JÚLIO CESAR DE OLIVEIRA
Ra: 2505000109 VINÍCIUS GABRIEL OLIVEIRA ROCHA
Ra: 1106274533 DOUGLAS ALVES BIZERRA
São Paulo
2012
Atividade:
Passo 1
a) Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t→0
Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.
Conclusão:
Para se introduzir velocidade instantânea é necessário que haja uma breve conceituação de trajetória, deslocamento e distância percorrida para que associada a um intervalo de tempo nos determine a velocidade. Dependo do tipo de conceituação dos anteriores a velocidade pode ser chamada de velocidade instantânea ou apenas velocidade média. A velocidade possui uma aceleração, e aceleração também pode ser média ou instantânea dependendo de suas premissas conceituais, e usando o conceito de aceleração e velocidade instantânea pode obter sua fórmula em derivada.
Uma das aplicações da Análise à Física é o conceito de derivada temporal — a taxa de mudança ao longo do tempo que é necessária para a definição precisa de vários importantes conceitos. Em particular, as derivadas temporais da posição s de um objeto são importantes na física:
Velocidade (velocidade instantânea; o conceito de velocidade média é anterior à Análise) v é a derivada (com respeito ao tempo) da posição do objeto.
Aceleração a é a derivada (com respeito ao tempo) da velocidade de um objeto.
[pic]
Por exemplo, se a posição de um objecto é s(t) = −16t² + 16t + 32,