camara escura
DEFINIÇÃO
É o lugar específico onde desenvolvem-se os processos de manuseio e revelação das películas radiográficas. É caracterizado pela ausência de luz natural, sendo permitida apenas uma luz de segurança, de cor alaranjada e de baixa intensidade (6,5 a 10 W), posicionada a uma distância de 120 cm do balcão.
A câmara escura deve ser construída próximo a sala de exames, visando a agilização do exame radiográfico.
Ela é dividida parte úmida (tanques de reposição de químicos, mangueiras, torneira, etc) e parte seca (balcão, chassis, filmes, etc). O piso deve ser construído com azulejos opacos, o que facilita na limpeza e evita o acúmulo de poeira.
A porta de acesso a câmara escura deve possuir um sistema de segurança de trancas para evitar a abertura acidental.
Um sistema exaustor é necessário e obrigatório, pois os gases provenientes dos químicos são tóxicos, com esse dispositivo, o ar é sempre renovado.
TEMPERATURA
A temperatura ideal deve estar em torno de 18º C a 24º C, com umidade relativa do ar de 40% a 60%. O higroscópio é o instrumento utilizado para medir a umidade e temperatura relativa do ambiente
ARMAZENAGEM DAS CAIXAS DE FILMES
Devem ser guardadas na posição vertical, evitando assim a eletrecidade estática, que é produzida pelo atrito dos filmes. Essa posição também evita que os filmes sejam pressionados uns aos outros.
CHASSIS
Acessório utilizado para o transporte do filme radiográfico, evitando que ele seja velado pela ação da luz. Sua composição externa é feita de alumínio, seu interior possui duas faces, sendo revestidas por espuma e um écran em cada lado, que funciona como um intensificador dos raios x, para que as imagens radiográficas sejam produzidas.
FILMES RADIOGRÁFICOS
São feitos de uma película feita de poliéster, revestidos em ambos os lados por uma emulsão de cristais de prata. É também