Camadas do protocolo tcp/ip
O modelo TCP/IP: O TCP/IP baseia-se em um modelo de referência de quatro camadas. Todos os protocolos que pertencem ao conjunto de protocolos TCP/IP estão localizados nas três camadas superiores desse modelo. Conforme ilustrado a seguir, cada camada do modelo TCP/IP corresponde a uma ou mais camadas do modelo de referência de sete camadas de interconexão dos sistemas abertos (OSI), proposto pela International Standards Organization (ISO).
Camada Aplicação:
Engloba as aplicações standard da rede (Telnet, SMTP, FTP,…)
Camada situada no topo das camadas do protocolo.
Assegura a interface com as aplicações. É o nível mais próximo do usuário.
Exemplos de aplicativos: FTP, navegadores (browser).
Protocolos pertencentes a esta camada: FTP, TFTP, SNMP, HTTP, DNS, RIP, NFS, SMTP, POP3, Gopher etc.
Nesta camada são usados os aplicativos para acessarem os recursos da rede. Esta camada não possui um padrão comum, cada aplicação tem um padrão para acessar os recursos.
A camada converte as diferenças em um padrão comum para acesso, pois não existe um padrão que defina como deve ser estruturada uma aplicação.
Transferência de arquivos:
Nesta camada rodam o proxy, os gateways, ids, ips, antivírus, etc. Define como os dados são formatados. A camada garante que os dados são devidamente empacotados antes de serem repassados para a camada de transporte.
Lida com a representação, codificação e controle dos diálogos. Define como as sessões são iniciadas e terminadas.
Esta camada mostra as mensagens na forma que o usuário entenda.
Esta camada contém os protocolos de alto nível.
Os serviços desta camada ficam por conta dos aplicativos. Esta camada usa os serviços das camadas inferiores.
Cada protocolo possui o seu modo de estabelecer as requisições. Depois de codificado é passado para a próxima camada. Cada protocolo codifica ao seu modo a informação para esta ser passada para a camada de transporte. Assim você deve