Camada OSI
Esse conjunto é organizado em 7 camadas, sendo que cada camada tem uma função especifica.
As 7 camadas são:
7- Camada de aplicação: Serve como a janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar serviços de rede.
6 - Camada de apresentação: Formata os dados a serem apresentados na camada de aplicação, ou seja, é o “tradutor” da rede, tem como característica também a criptografia de dados, conversão de dados, etc.
5 - Camada de sessão: Permite o estabelecimento da sessão entre processos em execução em estações diferentes. Fornece também tarefas de segurança, reconhecimento de nomes, etc.
4 - Camada de transporte: Garante que as mensagens sejam entregues sem erros, em sequência e sem perdas ou duplicações. Elimina qualquer preocupação a respeito de transferência de dados. Fornece também segmentação de mensagens, controle do tráfego de mensagens, confirmação de mensagens.
3 - Camada de rede: Controla a operação da sub-rede, decidindo qual caminho físico os dados devem seguir com base nas condições de rede. Roteia quadros entre redes, fragmenta quadros, etc.
2 - Camada de vinculo de dados: Proporciona uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro através do vinculo. Também estabelece e finaliza o vinculo lógico entre dois nós, transmite e recebe quadros sequencialmente, possui muitas funcionalidades envolvendo quadros.
1 - Camada física: É a camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. Transporta os sinais para as camadas superiores. Ela determina qual estado de sinal representa um 1 binário, e como a estação de recepção sabe quando um “tempo de bit” começa.
Os Protocolos de Internet (mais conhecido como IP “Internet Protocol”) é a linguagem usada entre os computadores para se comunicarem. O IP é