camada osi
O Modelo de Referência ISO/OSI
Open Systems Interconnection da International Standards Organization
O modelo OSI (Open System Interconect) foi criado em 1977 pela ISO (International
Organization for Standardization) com o objetivo de criar padrões de conectividade para interligar sistemas de computadores locais e remotos. Os aspectos gerais da rede estão divididos em 7 camadas funcionais, facilitando assim a compreensão de questões fundamentais sobre a rede.
A tabela apresentada mostra o modelo ISO/OSI e a atuação dos produtos de comunicação em cada uma das camadas deste modelo, em uma divisão muito clara das camadas de um sistema de comunicação. Este é um grande auxílio para o entendimento dos diversos protocolos de mercado.
7
6
5
4
3
2
1
Aplicação
Apresentação
Sessão
Transporte
Rede
Enlace
Física
O modelo ISO/OSI representa um modelo de base para a construção de rede, porem não é considerado uma arquitetura de rede porque ele não especifica exatamente os serviços e protocolos a serem usados em cada camada. A seguir é dado um resumo das funções que cada camada deve realizar.
A Camada Física
Esta camada está relacionada com a transmissão simples de bits sobre um canal de comunicação. Questões típicas nesta camada:
• voltagem para bit "1"
• voltagem para bit "0"
• tempo de duração de um pulso
• o modelo de transmissão (simplex, half-duplex, full-duplex)
• como a conexão é estabelecida e cortada
• pinagem dos conectores
A Camada Link de Dados
A tarefa desta camada é tornar um sistema de transmissão cru e transformá-lo numa linha que se mostra livre de erros de transmissão à camada network.
FIEC – Professor Sérgio Furgeri
Redes de computadores - Aula 3
Organiza a entrada em data frames (algumas centenas de bits), transmite os frames sequencialmente e procura frames de aviso de recebimento para enviar de volta ao transmissor. Coloca sinalizadores de início e fim de dados.
Resolve