Camada de ozônio
Ozônio é um gás que se encontra na parte alta da atmosfera, Situada na estratosfera, entre 20 km e 35 km de altitude, a camada de ozônio tem cerca de 15 km de espessura. Sua constituição há cerca de 400 milhões de anos, permitiu o desenvolvimento de vida na Terra, já que o ozônio, um gás rarefeito cujas moléculas se compõem de três átomos de oxigênio, impede a passagem de grande parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
Ele absorve a luz ultra-violeta, que é prejudicial. Esta luz provoca queimaduras na pele quando se fica muito ao sol.
A redução da concentração de ozônio na atmosfera provoca maior incidência dos raios ultravioleta, o que diminui a capacidade de fotossíntese nos vegetais, alterações da reprodução das plantas ,morte dos fitoplânctons e afeta as espécies animais. Nos seres humanos compromete a resistência do sistema imunológico e causa câncer de pele e doenças oculares, como a catarata.
A camada de ozônio te importância fundamental para a vida no planeta Terra. E ela que absorve a radiação UV – B (Radiação em Geral é a energia que vem do Sol. Esta energia é distribuída em vários comprimentos de onda: desde infra - vermelho até o ultra - violeta, passando pelo visível, onde a energia é máxima. Na parte do UV, existe o UV – C que é totalmente absorvida na atmosfera terrestre, o UV – A, que não é absorvido pela atmosfera , e o UV – B que é absorvido pela camada de ozônio) do Sol, e assim não permite que esta radiação prejudicial a vida, chegue até a superfície da Terra.
Se não houvesse ozônio na alta atmosfera, não poderíamos ficar nem um pouquinho ao sol, mesmo as pessoas acostumadas ao sol forte, pois todos iriam sofrer queimaduras. O ozônio é uma substância que nos protege.
Como ocorre a destruição da camada de ozônio?
No começo dos anos 80, os cientistas notaram um buraco na camada de ozônio da região antártica.
E notaram uma diminuição de quase