Camada de enlace
A camada de enlace é a primeira camada do modelo TCP/IP e tem como objetivo fornecer serviços à camada de rede, detectar e corrigir erros de transmissão e, também, regular o fluxo de dados de modo que um host (nó da rede) mais rápido não sobrecarregue um mais lento, ou seja, garantir o meio físico entre dois terminais, fazendo com que informações sejam transmitidas de um computador para outro dentro de uma rede local ou ponta-a-ponta.
Ao receber um pacote da camada superior (Redes) do tipo TCP/IP, é preciso adicionar a ele informações de controle, essas informações podem ser um cabeçalho ou um trailer, a diferença entre eles é que o cabeçalho é adicionado ao início do pacote, enquanto o trailer é adicionado ao fim (Figura). Temos como exemplos de atributos adicionados ao pacote o Frame Check Sequence (FCS), endereço de origem e endereço de destino (MAC) para auxiliar as placas de redes. Após receber essas informações esse dado passa então a ser chamado de quadro ou frame e, somente então, é que de fato o quadro será transmitido através da camada física.
Acesso ao Enlace
O acesso ao enlace é feito pelo Medium Access Control Protocol (MAC: Controle de acesso ao meio), é ele o responsável por encapsular os pacotes TCP/IP em quadros Ethernet. Um navegador ou qualquer outro dispositivo que transmite dados pela rede envia dados ao sistema operacional, que por sua vez divide o conjunto de dados em pacotes TCP/IP e os envia à placa de rede, essas placas são incapazes de entender o protocolo TCP/IP então os tratam como um fluxo de dados qualquer, adicionando mais uma camada de endereçamento, desta vez baseada nos endereços MAC dos dispositivos terminais da rede, tendo como resultado o quadro Ethernet, que somente então é transmitido para o outro lado e, ao chegar ao destino, o encapsulamento é removido e o pacote TCP/IP é entregue. O MAC é um número único para cada terminal, esse número é gravado em hardware com o auxilio de uma memória