Camada de Enlace
Acima da subcamada de segurança está situada a parte comum da subcamada de enlace. Nela estão localizados os principais protocolos, como o de gerenciamento de canais. A estação base controla o sistema, programando os canais downstream de modo muito eficiente, e também desempenhando um papel importante no gerenciamento dos canais upstream. Uma característica da subcamada MAC do 802.16, diferentemente do que ocorre nos outros padrões 802, é que ela é orientada a conexões, o que fornece garantias de qualidade de serviço para a comunicação de telefonia e de multimídia.
Na parte superior da estrutura de subcamadas está a subcamada de convergência de serviços específicos, que é responsável por definir uma interface para a camada de rede. O WiMAX foi projetado para se integrar de modo uniforme com protocolos de datagramas e com o ATM. O ATM é orientado a conexão, o que simplifica o processo de mapeamento de uma conexão ATM para uma conexão 802.16. Entretanto, protocolos de datagramas não orientados a conexão, como o IP (Internet Protocol), também devem ser mapeados em conexões 802.16. A subcamada de convergência de serviços específicos trata deste mapeamento. A seguir serão apresentadas características das subcamadas.
A camada de enlace de dados do padrão 802.16 é dividida em 3 subcamadas. Na parte inferior, a subcamada de segurança trata de aspectos de privacidade e segurança do padrão, além de questões de criptografia, descriptografia e gerenciamento de chaves.
Acima da subcamada de segurança está situada a parte comum da subcamada de enlace. Nela estão localizados os principais protocolos, como o de gerenciamento de canais. A estação base controla o sistema, programando os canais downstream de modo muito eficiente,