Calorimetria Relatório
Calorimetria
Maringá, 18 de novembro de 2013.
Introdução
A calorimetria é um ramo da física, pertencente á Termodinâmica, que estuda as trocas de energia entre dois corpos. Esta energia é denominada calor. Quando dois corpos com diferentes temperaturas entram em contato, após um tempo, em um ambiente isolado, apresentam a mesma temperatura, pois entram em equilíbrio térmico. Isso porque o corpo de maior temperatura irá ceder calor para o corpo de menor temperatura, que por sua vez, ganhará calor. Este fenômeno é explicado pela Lei zero da Termodinâmica, que diz: “Se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo T, A e B estão em equilíbrio térmico entre si”.
Com o intuito de estudar a quantidade de calor trocada entre dois corpos e o calor específico, são usados os calorímetros. Estes são equipamentos que facilitam a troca de calor entre duas substâncias, mas dificultam a troca de calor destas com o meio, isto é, são um sistema isolado do ambiente externo e permitem a identificação direta ou indireta dos conceitos da calorimetria.
Sabe-se que a quantidade de calor cedido por um corpo deve ser igual ao calor recebido pelo outro corpo, quando realizando troca de calor. Logo: e , em que c é o calor específico do corpo.
Com o valor de Q, podemos identificar a capacidade térmica de um corpo, que é a constante de proporcionalidade térmica entre o calor recebido e o calor cedido, e a variação de temperatura:
Em outras palavras, a capacidade térmica é dada pela quantidade de calor necessária para elevar em uma unidade a temperatura desse corpo. A unidade é dada em cal/K ou J/K.
Outro conceito a ser definido é o de calor específico, que é dado por que pode ser definido como a capacidade térmica por unidade de massa e é uma característica da substância de que o material é