Calorimetria - Aquecedor Solar
FUNDAMENTOS DE CALORIMETRIA E HIDROSTÁTICA – 3°A
PROF. LEONARDO GARCIA
RAFAEL FERNANDO GIACOMELLI – RA: 7420663287
APLICAÇÕES DE CALORIMETRIA E HIDROSTÁTICA: CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR
SANTA BÁRBARA D’OESTE– SP
02 DE OUTUBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
O consumo de energia elétrica no nosso país é muito alto, e para produzir essa energia toda é necessária a construção de usinas e redes de distribuição que geram um impacto enorme no meio ambiente.
Nesse trabalho será possível entender melhor o funcionamento de um aquecedor solar e até uma sugestão de construção de um exemplar, com custo bem baixo, para implantação domiciliar, fazendo com que a energia gasta, principalmente ao utilizar chuveiros e torneiras elétricas, seja reduzida.
1.1 FUNCIONAMENTO DE UM AQUECEDOR SOLAR
O Aquecedor solar de água é um sistema composto por coletores solares instalados sobre o telhado e ligados a uma caixa de água revestida com isolante térmico, que servirá para armazenar a água que foi aquecida nos coletores.
No box do banheiro vai ter um misturador de água quente/fria e um chuveiro com dimmer (ou chuveiro eletrônico) para servir de suporte térmico para os dias sem sol.
O sistema funciona por termo-sifão, ou seja, a água do fundo do reservatório (água mais fria) vai para os coletores que são instalados abaixo do nível inferior do reservatório; quando o sol bater nos coletores, vai aquecer a água que está dentro deles; a água quente vai ficar mais leve, e será empurrada de volta para o reservatório térmico pela água mais fria (mais pesada) que virá do fundo do reservatório para a base dos coletores. Essa circulação será natural e constante enquanto tiver sol.
1.2 A ENERGIA SOLAR E O AQUECIMENTO SOLAR DA ÁGUA
o Energia solar: fonte de energia limpa e renovável que não polui, não destrói e nunca se esgota. o Aquecimento solar de água: aproveitamento da energia solar para