callcenter
Curso: MBA de Engenharia de Software e Governança de TI
Disciplina: Arquitetura de Sistemas de Informação
Resenha de Modelagem Arquitetural
Ruth Malan and Dana Bredemeyer; ARCHITECTURE RESOURCES For Enterprise Advantage. (http://www.bredemeyer.com/pdf_files/ArchitectureDecisions.PDF)
O artigo procura responder ao questionamento do que seria a arquitetura de software, bem como sua existência e representatividade no cenário corporativo.
O artigo foi elaborado de forma a apresentar inicialmente uma introdução ao assunto de modelagem arquitetural, em seguida apresenta as preocupações centrais abordadas pela Arquitetura de Software. Apresenta então o assunto das decisões arquiteturais, descreve o framework de decisão arquitetural e sobre a comunicação das decisões arquiteturais E termina com a conclusão.
Na introdução do artigo, o autor apresenta a importância da existência da arquitetura de software como parte ou área da corporação, para direcionar o foco.
O autor apresenta a preocupação de estar sendo usada nos dias de hoje, a mesma metodologia de 20 anos atrás para construir determinados sistemas considerados enormes. A complexidade atualmente é tão grande que precisa de processos de decisão técnica. Esta complexidade é apresentada de duas formas: (i) intratabilidade intelectual e (ii) intratabilidade de gestão, que representam como gerir o conhecimento técnico e como organizar os sistemas e sua interatividade. Encontra-se o problema da identificação dos sistemas que precisam ser decompostos em sistemas menores para serem tratados. Temos a questão da sustentabilidade de serviços e interface entre serviços. Outra questão a ser respondida é se o sistema é suportado pela estratégia de negócio da empresa ou se existe algum vislumbre a mudanças corporativas. A visão de tendência é um dos atributos necessários aos arquitetos de software.
O que distingue uma decisão arquitetural de uma decisão de solução é que a