Calibração de vidrarias - experimento de química
Para realizar os mais variados tipos de experimentos, a escolha da técnica adequada é fundamental para a análise quantitativa da calibração de vidrarias. Os experimentos devem ser desenvolvidos com total atenção e cuidados. Caso contrário, os experimentos apresentaram alterações em seus resultados.
Os equipamentos utilizados em laboratório devem ser manuseados de forma adequada principalmente com equipamentos de precisão. Ou seja, equipamentos volumétricos que obtém sensibilidade a diversos fatores, como por exemplo: caso o equipamento seja aquecido a uma determinada temperatura, o mesmo sofrerá uma dilatação e ao ser resfriado novamente não obterá a mesma medida anterior. Desta forma, a agua usada na calibração das vidrarias devem estar de acordo com a temperatura ambiente.
Portanto, o objetivo deste experimento, realizado em laboratório é verificar as variações em relação a temperatura ambiente a partir da densidade da água encontrada, calibrando aparelhos volumétricos como: pipeta e balão volumétrico.
2. Parte experimental
1. Equipamentos utilizados
Pipeta graduada e pipeta volumétrica de 10mL;
Balão Volumétrico de 100mL;
Backer de 100mL;
Copinho descartável de 50mL
2. Procedimento experimental
Foi realizada a calibração de duas vidrarias:
1) Pipeta graduada e pipeta volumétrica:
Pesou-se a massa do copinho descartável de 50mL. Logo em seguida encheu-se a pipeta graduada até sua marca de 10mL. Depois deste procedimento, despejou-se a agua destilada dentro do copo descartável, assim obtendo de acordo com a balança a massa do copo com o liquido.
2) Balão volumétrico:
No processo de calibragem do balão do balão volumétrico, pesa-se primeiramente a massa da vidraria, que neste caso utilizamos o Becker de 100mL. Completou-se então, o balão volumétrico com água destilada até sua marca de 100mL, assim, transferindo para o Becker todo