calendarios
Índice
Introdução - pág.3
Dia, Mês e Ano- pág.4
Calendário Sideral- pág.5
Calendário Lunar- pág.6
Calendário Solar- pág.7
Calendário Maia- pág.8 e 9
Calendário Hebraico- pág.10
Calendário Muçulmano- pág.11 e 12
Calendário Revolucionário Francês- pág.13
Calendários Juliano e Gregoriano- pág.14 e 15
Defeitos do Calendário Gregoriano- pág.16
Cronologia- pág.17
Conclusão- pág.18
Bibliografia- pág.19
Introdução
Com este trabalho pretende-se ficar a conhecer os diferentes tipos de calendários utilizados ao longo da Historia e perceber as diferentes maneiras como o tempo era medido. Espero conseguir explicar bem quais são, as suas diferenças e semelhanças, como o calendário sideral juliano, gregoriano, passando pelas definições de dia, ano e mês. E ainda outros calendários tao antigos como os maias que já são um povo extinto ou o solar e lunar que podem ser usados desde os primórdios. O calendário que me desperta mais curiosidade é o antigo calendário francês pois soube nas aulas que cada semana tinha apenas 10 dias.
Dia, Mês e Ano
ANO
Um Ano é, aproximadamente, o intervalo de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol.
Os anos têm uma duração aproximada de 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. No entanto devido a sobrarem cerca de 6 horas para ser uma contagem perfeita, no calendário gregoriano existe, a cada quatro anos, uma alteração no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano, sendo que este ano se chama bissexto. Estes anos bissextos apenas ocorrem de quatro em quatro anos excepto quando o ano acaba em 00 no entanto de 400 em 400 anos é bissexto e o dia adicionado é colocado a seguir ao dia 28 de Fevereiro o que nesses anos faz o mês de Fevereiro ter 29 dias em vez dos habituais 28.O ano actual do calendário gregoriano é 2013.
MÊS
Mês é o aproximadamente o tempo necessário para a lua efectuar uma volta completa sobre a terra. Em anos normais, um mês tem em média 30