artigo científico Ulceras
- Feminino
-Masculino
Caxias do Sul, 09 de julho de 2014.
Sumário
01
Sistema reprodutor feminino
Introdução:
Todos os seres humanos são semelhantes, mas uma diferença os separam em homens e mulheres. É essa diferença que permite a reprodução, e é através dela que ocorre a perpetuação da espécie.
O sistema reprodutor feminino é constituído pelos órgãos reprodutores internos (dois ovários, dois ovidutos, útero e vagina) e pela genitália externa (clitóris, grandes lábios e pequenos lábios).
Os órgãos reprodutores têm um desenvolvimento incompleto e permanecem em estado de repouso até os hormônios gonadotróficos, secretados pela hipófise, sinalizarem o ínicio da puberdade. Depois disso, ocorrem muitas mudanças em todo sistema reprodutor, incluindo a mudança dos órgãos, culminando na menarca (primeira menstruação), que pode ocorrer entre os 9 e 15 anos de idade.
Sistema reprodutor feminino
OVÁRIO:
Situado na pelve, está preso ao ligamento largo do útero pelo mesovário, uma dobra especial do peritônio, que leva vasos sanguíneos ao ovário.
O epitélio superficial que cobre o ovário, denominado epitélio germinativo, é uma modificação do peritônio. Abaixo deste epitélio fica a túnica albugínea, uma capsula de tecido denso não modelado, pouco vascularizado, cujas as fibras colágenas estão orientadas paralelamente a superfície do ovário.
O ovário está subdividido em córtex, altamente celular, e medula, constituída principalmente por tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizado. Histologicamente não é bem definido o limite entre o córtex e a medula.