Calendarios exstentes
1431 palavras
6 páginas
CALENDARIOS EXISTENTES DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS LOCAL E DATANo mundo, existem cerca de 40 calendários em uso, mas todos esses tipos podem ser classificados em apenas três categorias: calendários solares, lunares e lunisolares.
Vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de calendário:
Calendários Solares – São aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol (translação). Nesse tipo de calendário os meses não têm conexão com o movimento da Lua. Um exemplo disso é o Calendário Cristão.
Esse é o modelo que utilizamos no ocidente. Ele surgiu graças às populações agrícolas, e marca um dia a cada volta da Terra em torno de si própria (24 horas), e marca um ano a cada volta da Terra ao redor do Sol (365 dias).
Calendários Lunares – São aqueles que têm como base o movimento da Lua. Nesse tipo de calendário não existe conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. Um exemplo é o calendário Islâmico, que tem uma sequência de meses baseada nas fases da Lua.
O calendário lunar teve origem com os povos nômades. Segundo esse tipo de calendário, o dia começa no pôr-do-sol. Durante o ano, são contadas 12 lunações, de 29 dias e 12 horas cada. No fim de um ano, temos 354 ou 355 dias.
A diferença de 11 dias entre o calendário lunar e o solar é acertada com a inclusão de um mês extra no ano.
Calendários Lunisolares – São aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol e também o movimento da Lua em torno da Terra. Nesse calendário, os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol, e os meses têm relação com o movimento da Lua em torno da Terra. Um exemplo é o calendário Hebreu.
Assim, o calendário lunissolar é uma mistura entre os calendários lunar e solar.
os principais calendários existentes nos dias de hoje, além do calendário cristão, ou gregoriano, temos: o calendário judaico, o calendário muçulmano e o calendário chinês, cada um com momentos históricos diferentes e datas