caldeiras
Tomás Costa
Válvula de segurança
O acionamento (abertura) da Válvula de Segurança para caldeiras é realizado de maneira automática, através de um sistema de pistão.Uma vez que a pressão do equipamento aumenta acima da pressão de trabalho, o pistão da mola que suporta a sede é comprimido e o fluído é liberado. No caso do dispositivo falhar, pode ocorrer a explosão da caldeira.
Manômetro de pressão
Relógio que indica em que pressão esta trabalhando a caldeira naquele momento, sua principal função é permitir a visualização de alguma variação de pressão muito diferente das permitidas, podendo assim causar algum acidente de trabalho. Caso esse dispositivo não funcione, dificilmente pode ocorrer a explosão, pois ele é apenas indicativo e existem os outros para que não aconteça algum acidente.
Sistema de controle do nível de água
O nível de água em uma caldeira é um dos principais parâmetros que garante o seu correto funcionamento. Se as superfícies metálicas expostas ao contato dos gases quentes estiverem banhadas pela água, nenhum dano ocorre ao equipamento, mas se o nível ultrapassar o limite mínimo ao estabelecido cria-se condições de ruptura das paredes metálicas ou, mesmo, de explosões, devido o superaquecimento da placa metálica, comprometendo a segurança da unidade.
Sua finalidade permitir ao operador verificar o nível de água no tubulão de vapor, fator este indispensável na segurança de operação da caldeira. Aplica-se nestes instrumentos o princípio dos vasos comunicantes. Um tubo transparente é colocado a partir da base do reservatório até o seu ponto mais alto, permitindo a leitura precisa do nível do líquido, mesmo para altas pressões. Se esse dispositivo não funcionar, poderá danificar a estrutura metálica da caldeira, podendo comprometer sua estrutura para sempre.
PressostatosSão dispositivos que estão configurados para perceber uma mudança na pressão e responder de uma forma