calculo i
LUZ, Alexandre Morales da
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
1. INTRODUÇÃO
No projeto de um sistema predial de eletricidade, a etapa de alocação de eletrodutos é de fundamental importância, uma vez que contribui de forma significativa para o custo total da instalação, especialmente no projeto de residências e estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte. Usualmente, essa alocação é realizada a partir do bom senso do projetista, que tenta evitar que os eletros dutos percorram caminhos muito longos, o que encarece a instalação. Além disso, o projetista procura alocar os eletrodutos de forma que não formem curvas acentuadas, facilitando, posteriormente, a execução do projeto (CREDER, 1995).
Apesar do seu trabalho cuidadoso, o projetista nem sempre consegue chegar a uma boa solução para esse problema, o que pode acabar implicando custos adicionais e desnecessários relacionados ao projeto. Nesse contexto, se objetiva um desenvolvimento e a implementação de um método para a alocação ótima de eletrodutos dentro do projeto de um sistema predial de eletricidade, partindo da localização dos pontos de luz. Essa solução está diretamente relacionada com a situação de menor gasto com a alocação dos eletrodutos, minimizando os custos associados à execução de um projeto.
Muitos trabalhos relatam a utilização de técnicas de pesquisa operacional e inteligência artificial no projeto de sistemas prediais. Em especial, os algoritmos evolutivos, com destaque para os algoritmos genéticos (AGs), têm sido aplicados na resolução de problemas de diferentes naturezas.
O tamanho dos eletrodutos deve ser um diâmetro tal que os condutores possam ser facilmente instalados ou retirados. Para tanto, é necessário que os condutores não ocupem mais que 40% da área útil dos eletrodutos.
Por razões de segurança e de eficiência, as considerações técnicas para a realização de uma instalação elétrica econômica e eficiente devem ser seguidas criteriosamente. O