calculo relatorio empuxo
2ª EXPERIÊNCIA:
HIDROSTÁTICA
Relatório apresentado à disciplina de Física II, do curso Movimento de Terra e Pavimentação - FATEC-SP.
Prof. Renato Pugliese.
André Ferreira - 12209814 Leandro Henrique – 12211269 Priscilla Rissardi - 12209912 Thais Ramos - 12110758
OUTUBRO 2013
SÃO PAULO – SP
Objetivo
A experiência em questão tem como objetivo verificar o Princípio de Arquimedes e usá lo para determinar a densidade de um material sólido e estudar uma liga metálica.
Introdução
A força de empuxo foi descoberta por Arquimedes, uma espécie de consultor científico do rei da ilha de Siracusa, no século III a.C. A pedido do rei, que queria verificar a composição de uma liga de ouro e prata de uma coroa feita por seu ourives, Arquimedes começou a estudar o comportamento de sólidos mergulhados em um líquido. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto a este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Tal força surge, pois a pressão exercida na parte de cima do corpo é menor do que a exercida na parte de baixo. Estudando as propriedades do empuxo, Arquimedes conseguiu determinar os teores de prata e de ouro contidos na coroa.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo. Ou seja, denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado.
Conforme figura abaixo:
O empuxo é dado pela equação:
E = ρl.g.V
Onde:
ρl = Densidade do fluido g = Aceleração da gravidade (9,78 ±0,01)m/s²
V = Volume deslocado