Calculo financeiro
Tradicionalmente, desde Say, são considerados como fatores de produção a terra (terras cultiváveis, florestas, minas), o homem (trabalho), e o capital (máquinas, equipamentos, instalações).[1]
A primeira escola científica da economia, representada pelos fisiocratas, elegeu a Terra como o único recurso responsável pela geração de riquezas. Adam Smith[2] e seus seguidores se inspiraram nesses estudos mas buscaram aperfeiçoá-lo e preferiram partir de um conjunto de três recursos fundamentais: * Terra – indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais. * Trabalho – refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo. * Capital – compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos.
FATORES DA PRODUÇÃO
A riqueza social depende de alguns fatores produtivos,sem os quais não pode ser realizada. A economia considera tradicionalmente,três fatores da produção, a saber:
A terra, ou natureza:
Representada pela soma de todos os recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem.
O trabalho:
Representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades de utilização e transformação dos recursos naturais, visando a produção de bens e serviços.
O capital:
Assume a forma de dinheiro, matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção, de forma a gerar riquezas.
Estes três fatores são determinantes da riqueza social, porém alguns autores defendem que é necessário um outro fator capaz de alavancar os outros três ,o qual denominam de Gerência empresarial "administração". De nada adianta possuir vários recursos e em abundância se estes são mal administrados.
Muitos países possuem poucos recursos e estão em situação de riqueza social melhor que outros com mais