calculo estequiometrico
Discente: Janaína Rosa de Souza Costa Joanamaria Egias
Disciplina/Semestre: Introdução ao Laboratório
Docente: Jaqueline Camisa Priscila Bonfim Gonçalves
ARARPONGAS
2013
RESUMO
Nesta pratica, observou-se a reação das substancias, analisando a lei de conservação de massa, através de calculo estequimoetrico, e se ocorreu fenomenos físico ou químico.
INTRODUÇÃO
A area da quimica que trata da relações quantitativas entre reagentes e produto é chamada de estequiometria.O metodo do mol ou razão molar é, geralmente, o melhor para resolver os problemas de estequiometria.Uma razão molar é a relação entre o numero de moles de quaisquer duas especies envolvidas numa reação quimica. (Hein & Arena) Uma vez que problemas de estequiometria são encontrados a todo momento em todos os camposda quimica, é conveniente o dominio desse metodo geral para sua resolução. Muito comum em rações são os chamados reagentes limitantes e reagentes em excesso.Reagente limitante é aquele que limitaa quantidade do produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que o reagente limitante é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes.( Jennifer Rocha Vargas Fogaça). Segundo Hein & Arena a quantidade de produto formado, dependerá do reagente que não está em excesso, que é chamado de reagente limitante, uma vez que limita a quantidade do produta que pode ser formado.
Objetivo:Observar e entender os fenomenos ocorridos durante uma reação quimica, calcular as quantidades de substancias que participam de uma reação a partir das quantidades de outras substancias, observar uma reação de precipitação, realizar calculos estequiometricos envolvendo reagente limitante e em excesso, calcular o rendimento de uma reação.
PARTE