Calculo de fundação superficial
No contexto das construções, percebe-se um alto índice de problemas ocasionados seja durante a fase construtiva ou após a entrega do imóvel. Estes problemas podem ser causados por diversos fatores, dentre eles, destaca-se os problemas ocasionados por má execução ou descuido durante a fase de execução da fundação.
A seguir, será explanado alguns problemas que ocorreram em um Edifício residencial na cidade metropolitana de Belém, situado na Rua Municipalidade. Este Edifício apresenta trinta e dois pavimentos tipo, três níveis de garagem (incluindo subsolo), e um nível de lazer.
Durante sua fase construtiva, especificamente durante a fase de execução da fundação, foi necessário fazer o rebaixamento de lençol freático, que é necessário quando a cota da obra está abaixo do mesmo, pois a presença da água acima do nível previsto muitas vezes impossibilita o serviço e provoca instabilidade na base. Considerando que o solo do local, é um solo com muita presença de água e , portanto, facilitando os recalques futuros, além de que a obra em questão é de grande porte .
Têm-se registros que as edificações vizinhas também sofreram danos, e que após um ano da entrega propriamente dita do edifício (tempo estimado da presente data), está sendo feita a manutenção dos imóveis da vizinhança, já que foram notórios os aparecimentos de fissuras nas paredes, piso e telhado, e outros danos mais.
PROBLEMAS DECORRENTES DE FUNDAÇÃO
• PATOLOGIAS DE FUNDAÇÃO
[pic]
Imagem 1.Trincas na laje de piso subsolo.
[pic]
Imagem 2. Trincas na laje de piso subsolo.
[pic]
Imagem 3. Trincas na laje de piso subsolo.
Estas imagens são do subsolo do edifício, sendo o primeiro nível de garagem, onde a água está emergindo para a superfície, provocando fissuras na laje de piso, pois a água procura o ‘pedaço’ mais frágil do concreto para percolar , já que na fase executiva da fundação, o rebaixamento