Calculo de fonte
CIRCUITOS RETIFICADORES
Alunos:
João da Silva
05 de Dezembro de 2008
Juazeiro do Norte – CE Introdução Teórica Transformadores
Consiste num acoplamento magnético de solenóides e serve para aumantar ou diminuir tensões. A tensão é diretamente proporcional a quantidade de espiras. Tanto isso é verdade que a converção de dá através da fórmula: Vout/Vin=Nout/Nin, onde Nout e Nin são respectivamente o numero de espiras na saída ena entrada.
Retificadores
Como a maioria ds dispositivos eletrônicos se alimente de tensão contínua é necessário que a tensão da rede de distribuição (alternada) seja transformada em contínua. A parte do dispositivo eletrônico que faz essa tranformação se cahama fonte de potência. Nas fontes de potência, a parte do circuito responsável pela conversão se chama retificador.
Retificador de meia onda
Montado com apenas um diodo, ele retifica a onda eliminando sua parte negativa. Quando a curva de tensão está no semicirculo positivo, o diodo fica diretamente polarizado e o sinal passa para a saída. No semicirculo negativo, porém, o diodo fica polariado inversamente, não deixando o sinal passar para a saída. Dessa forma a tensão de pico de saída é igual a tensão de pico de entrada (Vp(out)=Vp(in)). O valor DC dessa nova forma de onda é calculado da mesma forma que para uma senoidal normal (VDC=Vp/π ou VDC=0,318Vp). A frequência de saída é a mesma que a da entrada visto que o ciclo mantém o mesmo período.
Figura 1-
Retificador de meia onda (a) curva de entrada; (b) circuitodo retificador; (c) curva de saída
Retificadores de onda completa
Devido à organização dos diodos, esse tipo de circuito equivale a dois retificadores de meia onda, transferindo ora o semicirculo positivo, ora o negativo para a saida. Os dois sinais são jogados na parte positiva. Dessa forma haverão dois picos positivos no