CALCULO 1 USO DAS DERIVADAS NA ENGENHARIA CIVIL
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS - UNIPAC VALE DO AÇO
ENGENHARIA CIVIL
WYNSTON JHONATHAS FERNANDES DE CARVALHO
CALCULO 1 : UTILIZAÇÃO DE DERIVADAS NA ENGENHARIA CIVIL
IPATINGA
2013
WYNSTON JHONATHAS FERNANDES DE CARVALHO
CALCULO 1 : UTILIZAÇÃO DE DERIVADAS NA ENGENHARIA CIVIL
Pesquisa bibliográfica apresentada a disciplina de Calculo 1 do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC Vale do Aço, da Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC, para fins avaliativos.
IPATINGA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CALCULO DE VIGAS 4
3 TAXAS DE VARIAÇÃO OU TAXAS RELACIONADAS 5
4 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
Em matemática, a derivada de uma função é o conceito central do cálculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar a taxa de variação de alguma coisa devido a mudanças sofridas em uma outra ou se uma função entre os dois objetos existe e toma valores contínuos em um dado intervalo. Por exemplo a taxa de variação da posição de um objeto com relação ao tempo, isto é, sua velocidade, é uma derivada.
Consideremos uma função f ( x ) . A função f é derivável em a, se
existir o limite, neste caso, o valor f'(a) é chamado derivada de f em a.
2 CALCULO DE VIGAS
Existem diversas etapas de calculos, principalmente o Cálculo Diferencial e Integral, usados nas engenharias em que se usa a derivada.
No dimensionamento de uma viga, por exemplo, a determinação dos esforços de Momento Fletor (esforços de tração e compressão) e Esforço Cortante (que submete as seções a Tensões de Cisalhamento) tem importância fundamental na Engenharia Civil para calculo de estruturas.
Para dimensionar uma viga, independente do material usado em sua construção, dividimos essa tarefa em duas etapas.
A primeira etapa é determinar os principais esforços atuantes na estrutura, ou seja, achar o maior valor do Momento Fletor e da Força Cortante que atuam na viga devido aos diversos