cal hidratada
CURITIBA
2014
ANA PAULA
RENAN
CAL
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de construção I, do curso de Eng Civil, turma 4 C , como requisito para obtenção de nota parcial do 2º bimestre .
Professor:
CURITIBA
cal
Calcário é um produto mineral extraído de rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 35% de carbonato de cálcio. É utilizado principalmente na produção de cimento, cal e giz, fundente em metalúrgica, fabricação de vidro, pedra ornamental dentre outras utilidades. Tem larga utilização como correção do ph do solo para a agricultura. Insumo importante que está contribuindo para tornar os cerrados do Brasil Central no novo celeiro de produção de alimentos do país.
O desafio de extraí-lo
O calcário, porém, não é obtido facilmente. Fazem-se escavações a céu aberto, ou pedreiras, removendo-se o solo que cobre o deposito de calcário. Laboriosamente, e com incrível perseverança, os trabalhadores das antigas pedreiras cavavam valas estreitas a fim de retirar tiras de pedra, reservando os blocos maiores. O passo seguinte era o difícil trabalho de quebrar esses blocos com marretas. Atualmente existem máquinas que realizam essas tarefas estafantes. Embora o trabalho nas pedreiras seja perigoso, a necessidade de pedras é tão grande que o homem teve que aprendera enfrentar os riscos dessa mineração. Frequentemente se extari calcário de boa qualidade com o uso de baixos explosivos. Melhor ainda, ele pode ser extraído com serras.
Foto 1
A extração da matéria-prima é feita na jazida da Cal Cem em Rio Branco do Sul – PR. Para que a extração da pedra dolomítica seja de alta qualidade, é necessária a limpeza total da rocha. Após a limpeza da rocha, é feita a perfuração onde é coletado uma amostra de pó expelido pela perfuratriz e enviado ao laboratório para análise.
Foto 2
Depois da verificação de qualidade do material, dá-se o