caixa d´agua
Usando o método dos invólucros cilíndricos, temos:
.
Colocando o sistema de eixos de modo que a origem do sistema esteja no centro da base do cilindro e o eixo x seja perpendicular à base do cilindro, temos:
Para cada corte transversal na altura x, temos que a secção obtida é um círculo, paralelo à base, cuja área é .
Logo, o volume do cilindro é dado por:
A caixa-d'água é um tanque destinado a armazenar água para consumo humano ouagrícola.
Caixas-d'água de empresas de saneamento (distribuidoras de água) ou instalações particulares muito grandes (a partir de dezenas de milhares de litros) são denominadasreservatórios. Podem ser construídas abaixo (reservatório enterrado) ou acima do solo (reservatório elevado ou castelo d'água), neste caso em edificação própria e isolada, geralmente no alto de morros ou de edificações.
Funcionamento[editar | editar código-fonte]
Funcionamento de uma caixa d'água com estação de bombeamento (1), a caixa d'água (2) e o consumidor (3).
Uma caixa d'água simples.
Uma caixa d'água possui um dispositivo que pode funcionar por gravidade ou com umabomba, que extrai água da rua ou de outro reservatório (que pode também ser chamadocisterna). Pode usar, também, um dispositivo conhecido como bóia (que regula o nível em determinada altura, nunca alto a ponto de transbordar, nem baixo a ponto de faltar água), possuindo uma saída na parte de baixo para o imóvel e outra saída, na parte de cima, overtedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso para evitar o transbordamento e acidez.
Problemas à saúde pública[editar | editar código-fonte]
Caixas-d'água sem manutenção têm grande papel para a disseminação de doenças como adengue, na medida em que o inseto vetor, o Aedes aegypti, possui predileção por água limpa e parada, encontrando nelas condições favoráveis para a sua reprodução.