Caio Andrade
INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é um ácido ou uma base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química.
Para os experimentos realizados foi utilizado o indicador natural de repolho roxo. Os principais objetivos da prática foram: produzir um indicador natural ácido-base; detectar a zona de viragem do indicador; analisar as distintas cores das soluções e determinar a função de cada solução.
Esta prática foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram colocadas as cinco diferentes soluções nos béqueres e na segunda etapa foi adicionado o indicador em cada uma das soluções, para obter-se a mudança de cor.
PRÉ-RELATÓRIO
• Quais as funções químicas inorgânicas envolvidas nessa prática laboratorial?
R= Ácidos e bases.
2. Por que ao adicionar o indicador natural há alteração na coloração das soluções?
R= Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
3. Existe relação entre o caráter ácido ou básico de uma solução com o PH da mesma? Justifique.
R= Sim, pois para caracterizar quantitativamente a acidez ou basicidade das soluções, os químicos estabeleceram uma escala numérica, a escala de PH. O PH de uma solução aquosa a 25ºC pode variar de 0 a 14, correspondendo o valor 7 às soluções neutras. Para soluções ácidas o PH é inferior a 7, ao passo que para soluções básicas o PH é maior que 7.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para a realização dos experimentos foram:
1. 5 béqueres
2. Água destilada
3. Amoníaco
4. Sabão em pó
5. Hidróxido de sódio (NaOH)
6. Ácido acético (vinagre)
7. Suco