Café
As sementes de café são cuidadas em viveiros até se tornarem mudas. Depois de dois ou três anos, entre as folhas verdes, surgem flores brancas e começa o nascimento do fruto.
Chega a época da colheita, quando alguns frutos maduros começam a cair no chão. Outros frutos são desprendidos dos galhos com a ajuda dos trabalhadores das fazendas.
Os frutos são recolhidos e peneirados para que sujeiras, como, pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas.
Os frutos maduros, em sua maior parte, cor de cereja, são espalhados no terreiro. O sol seca esses grãos e eles escurecem.
Já secos, os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros paises.
Para se transformar em bebida, os grãos são colocados no torrador. Em uma temperatura de até 250 graus Celcius, a fornalha aquece o ar para torrar o café. Os grãos verdes ficam marrons.
No moinho, os grãos torrados são transformados em café moido. O café moido vai para os depósitos, onde é empacotado e está pronto para ser levado ao consumidor.
O segredo de um café saboroso é a qualidade da seleção dos grãos e o correto ponto de torrefação. Para prepará-lo esquente a água filtratada sem deixá-la ferver. Coloque pó de café e despeje no coador, servindo com açucar a gosto.
Café ajuda fumantes
É grande o número de fumantes que se sentem estimulados a tomar um café. O produto, porém, pode ser muito mais que um "acompanhamento" para quem aprecia o fumo. Uma pesquisa conduzida porespecialistas espanhóis indicou que o café pode ajudar a evitar o desenvolvimento do cancro da bexiga dos fumantes. O fumo é um dos principais fatores de risco dessa patologia e, no passado, chegou-se a erroneamente acreditar que o café poderia até estimular o aumento desse risco.
Café pode atuar na prevenção das cáries
O café pode prevenir problemas dentários. Em testes de