fundações
RESUMO:
A fundação é a primeira parte a ser executada em uma construção, é considerada a parte mais importante do projeto que ficara ligada diretamente com o solo, será a responsável de transmitir toda a carga da estrutura para o solo, por este motivo deve ser bem projetada. As fundações são classificadas em diretas ou rasas e indiretas ou profundas, cada uma usada de forma que atenda as necessidades de um determinado projeto. Por meio de pesquisas bibliográficas e online identificamos o que é uma fundação e de que forma executa-las da maneira correta. Com as pesquisas concluímos que as base de um projeto bem sucedido inicia-se em uma fundação bem projetada e bem executada para não ocorrer danos futuros.
Palavras-chave: Estrutura. Fundações.
1 INTRODUÇÃO A literatura trata que as fundações já eram utilizadas desde o século XVII A.C, onde era feitas de madeira ou pedras. Os primeiros avanços surgiram por volta de 100 anos D.C, com a invenção do concreto. As fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas de uma estrutura. Assim elas devem ter resistência suficiente para suportar as tensões exercidas. No presente trabalho tem por objetivo inicial conceituar oque é fundação, posteriormente identificar os seus tipos e por fim suas aplicações e execução. Para melhor discutir nossos objetivos procuramos o auxilio com os autores Hélio Alves de Azevedo, Luciano Décourt et al, Silvio Burrattino Melhado et al.
2 Conceito de Fundação
"Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas de uma estrutura" (AZEREDO, 1997, p. 29). Assim , as fundações devem ter resistência suficiente para suportar as tenções nela exercidas . Além disso o solo deve apresentar condições adequadas para cada tipo de fundação.
3 Tipos de Fundações
Fundações Diretas ou Rasas - São aquelas onde a carga da estrutura é transmitida ao solo, usando