Café, nova riqueza
Novo centro político-econômico: O café na época era associado com o ouro por ser muito valorizado, tanto que os cafeicultores se tornaram o grupo mais rico e influente da sociedade brasileira sendo a região sudeste como no centro político e econômico do pais, porque ali tinha se como terra favorável pelo plantio, e em 1870 a produção se expandiu para oeste de são Paulo.
Primeiros Imigrantes: Como era proibido o trafico de negros em 1850, o cafeicultores tiveram que contar com a Mao de obra dos imigrantes europeus, e o primeiro a fazer isso foi o senador Nicolau de Campos Vergueiro. eles eram contratados por um sistema de parceria onde se dava uma parte da colheita pro fazendeiros, e a outra ficam com eles(foram enganados) mas eles exploravam e tratavam os imigrantes como escravos. e isso gerou muita revolta neles que acabaram com o sistema de parceria e desestimularam a vinda de mais europeus ao brasil.
Fim do Trafico Negreiro: o governo inglês pressionava o Brasil para o fim do trafico de negros. em 1831 criaram uma lei que estabelecia liberdade aos escravos importados a partir dessa data. mais essa lei não foi cumprida pelo Brasil e o trafico durou mais duas décadas. em 1845 os ingleses fizeram uma ameaça militar com um ato que dava aos ingleses aprisionar navios negreiros em águas brasileiras e de julgar seus comandantes, isso gerou uma crise entre Brasil e Inglaterra. depois de muita pressão dos ingleses d Pedro II em 1850 criou a lei Eusébio de queiros q proibia a entrada de negros traficados e expulsão dos traficantes.
Lei das terras: Em 1850 foi criada um lei que a posseção das terras se daria por compra e não mais por ocupação, foi criada na época que os escravos precisavam de terras para trabalhar livremente, ou seja beneficiou os velhos fazendeiros e seus patrimônios pois tinham recursos para satisfazer a nova legislação.
Crescimento Industrial: o dinheiro que se conseguia com a exportação do café fez com se instalassem algumas