Cafuzos
Esse grupo é oriundo da união entre negros e índios, essa etnia é restrita e corresponde a 3% da população, é encontrado com maior freqüência na Amazônia, Centro-Oeste e nordeste.
Suas características físicas são tão variadas quanto as de filhos de quaisquer uniões inter-raciais. Em muitas regiões do Brasil são também conhecidos como taioca, cafuçu ou cariboca, são muito comuns no Maranhão, na Bahia e em algumas regiões do Pará e do Amapá.
Geralmente afastados por realidades sociais tão díspares, os negros e os índios algumas vezes se encontram no sofrimento e na opressão. Nascidos desse encontro, os cafuzos são os mestiços mais raros na colônia. Por onde quer que passem, causam espanto pela beleza de seus rostos e pelo mistério de sua origem. Oriundos das regiões próximas à Grande Floresta, os cafuzos carregam um pouco da aura de misticismo que cerca a região.
Personalidade: Os cafuzos são em sua maioria reservados e desconfiados. Geralmente vindos as vilas e regiões do interior, ou nascidos em quilombos e aldeias pouco visitadas pelos brancos, os cafuzos ouvem muito e falam pouco, observando tudo e a todos.
Descrição Física: Os cafuzos possuem os traços delicados, olhos amendoados e cabelos lisos, emoldurando faces de coloração escura. As mulheres são esguias e ágeis, os homens robustos e encorpados. Variando em aparência entre as raças indígena e negra, os cafuzos são sempre marcantes por sua aparência exótica. Relações: O fato de serem pouco numerosos na maior parte da colônia faz os cafuzos serem mais reservados, tendo uma relativa dificuldade de se relacionar com as demais raças.
Homens e Mulheres: Entre os cafuzos não existe uma regra geral para a relação entre os sexos. Isso vai depender bem mais da sociedade onde eles estejam inseridos. Mas quando estão entre iguais, os cafuzos tendem a manter a igualdade entre os sexos. A vida na floresta já representa um desafio grande demais e não existe razão para se piorar as coisas com